Páginas

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Confiança

     Jesus eu confio em ti!
     Mas por que tu te confundes e te agitas diante dos problemas da vida? Depois de ter feito esta declaração.
     O coração do homem às vezes é tomado por uma insegurança e uma ansiedade que faz com que de forma involuntária acabamos esquecendo que Jesus é o dono to tempo, é que todas as coisas acontecem no tempo e na hora certa.
     Quando nos deparamos com o silêncio de Deus, o pensamento humano nos leva a crer que Deus se esqueceu de nós. Mas isso não é verdade na palavra diz que é no silêncio que Deus age em favor dos seus, Deus nunca deixa um filho seu sem resposta.
     Não é somente você ou eu que passamos por tribulações durante a vida, desde o Velho Testamento vemos relatos de varias personalidades bíblicas que passaram por tribulações, e um dos que mais se destaca por sua obediência e convicção foi Jó, que passou por perdas materiais, de saúde, de amigos, familiares e mesmo sem ter uma resposta de imediato ele continuou firme em sua fé, simplesmente entregou tudo nas mãos de Deus para que o mesmo agisse por ele, porque cria nas promessas do senhor e sabia esperar o tempo certo.
     Deus nunca se atrasa para te dar uma resposta, uma solução para teus problemas, somos nós que não sabemos esperar o tempo de Deus. Nunca podemos esquecer que para todas as coisas existe um propósito.
     Ha perfeição esta no tempo de Deus, se quisermos resolver tudo com nossas próprias mãos é porque estamos tomando as rédias da nossa vida e deixando os propósitos de Deus de lado, estamos simplesmente impedindo que as vontades e o tempo de Deus se cumpra em nossas vidas.
     Que sejamos como Jó ao entregar todas as tribulações a qual passamos nas mãos de Deus e descansar nosso coração e saber que aquele que age em nosso favor é fiel para cumprir o que nos prometeu e uma dessas promessas é que em todas as coisas somos mais que vencedores.

Jó 23 "Jó deseja apresentar- se perante Deus e confia na sua misericórdia".

terça-feira, 14 de maio de 2013


Deixe Deus ter o controle

           Em geral, achamos que somos fortes e podemos resolver sozinhos nossos problemas. Afinal, quem é batalhador alcança o sucesso, certo? Porém, há problemas e inimigos que não são assim tão facilmente derrotados. Há conflitos que só venceremos com o auxilio do Senhor - e para isso precisamos parar de lutar com nossas próprias forças e deixar que Ele lute por nós. Os israelitas aprenderam essa lição do modo mais difícil. Primeiro Deus ordenou que conquistassem Canaã, mas eles tiveram medo. Então, deveriam ir para o deserto, onde morreriam devido à sua desobediência. O inconstante povo de Deus decidiu, então, lutar. Deus avisou que lutariam sem seu apoio, e eles foram arrasados.
          Infelizmente, muitas vezes agimos como eles. Tomamos decisões importantes sem consultar o Senhor, ou então, deliberadamente escolhemos fazer o oposto daquilo que Ele orientou. Gastamos toda a nossa energia lutando... E não superamos os obstáculos. Como o texto de hoje mostra, quando desobedecemos ao Senhor, lutamos sem seu auxílio e somos derrotados. Devemos admitir que dependemos de Deus e que não conseguimos mais. Estamos caídos no ringue e precisamos de alguém que nos ajude a levantar.
          Quando Deus nos socorre, tudo muda. Ele luta e sua força nunca acaba. Você já viu Deus ser derrotado? Pois é, com ele lutando por nós, a vitória é garantida. Israel experimentou isso pouco depois (leia Dt 2.30-37) e também em vários momentos de sua história. A vitória dependia da confiança em Deus e da obediência a Ele.
          Em nossa vida também é assim. Quando seguimos a orientação de Deus, as lutas vêm, mas temos quem nos ajude. Deus age a nosso favor, em seu tempo e a seu modo. Não precisamos esgotar nossas forças, pois o Senhor dos Exércitos está ao nosso lado.
          Então, você prefere lutar sozinho só para mostrar que é forte ou pedir logo o auxílio do Senhor para vencer os desafios de sua vida?


quarta-feira, 1 de maio de 2013

"Obedecer a voz de Deus"



          Certo dia um grupo de amigos resolveu fazer uma escalada em uma montanha, só que a noite chegou e somente um continuou, era uma noite escura a lua e as estrelas estavam cobertas pelas nuvens, quando estava a poucos metros do topo do monte o alpinista escorregou e caiu, mas ele tinha cravado estacas de segurança com grampos a uma corda que estava fixada em sua cintura de repente sentiu um puxão muito forte que quase o partiu ao meio e naquele momento suspenso no ar e em completa escuridão começou a gritar: Ó meu Deus me ajude, e sentiu como se uma voz lhe dissesse que deveria cortar a corda na qual estava pendurado, Por um momento ele parou e refletiu, então resolveu se agarrar a corda com mais força ainda, pensou que se cortasse a corda cairia e morreria.
          As horas foram se passando. No dia seguinte a equipe de resgate encontrou o alpinista que morreu congelado, agarrado com as duas mãos há corda a apenas dois metros do chão.
          Moral da história. Muitas vezes perdemos a batalha por falta de fé e discernimento em ouvir e obedecer à voz que vem do céu. Deus não desampara aqueles que buscam e clamam pelo seu Nome.
          Temos que crer e confiar, pois Deus sempre tem o melhor pras nossas vidas, apenas temos que ouvir e obedecer à voz de Deus.

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Dúvida ou fé?


Habacuque 2:1-5
Vou subir a minha torre de vigia e vou esperar com atenção o que Deus vai dizer e como vai responder á minha queixa. E o Senhor Deus disse:
“Escreve em tábuas a visão que você vai ter, escreva com clareza o que vou lhe mostrar, para que possa ser lido com facilidade. Ainda não chegou o tempo certo para que a visão se cumpra, porém ela se cumprira sem falta.O tempo certo vai chegar logo, portanto, espere, ainda que pareça demorar, pois a visão virá no momento exato. A mensagem é esta: Os maus não terão segurança, mas as pessoas corretas viverão por serem fiéis a Deus.”
De fato, a riqueza engana, e as pessoas orgulhosas nunca têm sossego, a sua ganância nunca tem fim. Elas nunca estão satisfeitas, como o mundo dos mortos, sempre querem mais.

O profeta Habacuque experimentou a dúvida. Sua nação tinha-se distanciado de Deus e vivia em grande sofrimento. Olhando para toda a corrupção que existia ao seu redor, Habacuque decide buscar respostas e apresenta-se diante do Senhor. Sua oração é carregada de revolta por achar que Deus esqueceu seu povo (Hc 1:2-4). Tudo que vê são conflitos, e ele quer saber onde Deus está no meio de todo o sofrimento. Será que Deus é justo ao permitira guerra, a doença, a morte, a fome, a injustiça? Suas dúvidas não são diferentes das nossas. As dificuldades dos nossos dias nos faze muitas vezes pensar que o Senhor nos abandonou. Porém, o profeta Habacuque é um exemplo de que  a dúvida pode aproximar-nos de Deus em vez de nos afastar dele. Como ninguém podia lhe dar as respostas de que precisava, ele se volta para Deus. Depois de apresentar suas queixas, o profeta fica quieto, aguardando. Na leitura que fizemos, vemos Habacuque decidido posicionar-se como um sentinela até que Deus lhe responda. Um dos princípios que aprendemos aqui é que, depois de apresentamos nossas dúvidas ao Senhor, devemos esperar em silencio. Quando o Senhor lhe responde não é exatamente o que o profeta queria ouvir e isso o deixa alarmado. Então o Senhor não aliviará o sofrimento? E como viver? “Viva por fé” são as palavras de Deus. Por fim, ele entende. Aprende que a verdadeira fé é aquela que ama a Deus e o serve apesar das circunstancias da vida. Ele não mais reclama das dificuldades. Sua fé tornou-se madura, pois sabe que o Senhor está no controle de todas as coisas  e sempre trabalha para o bem de seus filhos. Habacuque decide que, mesmo não tendo tudo o que deseja, se alegrará com o Deus de sua vida e ficará tranquilo (Hv 3:17-18). Apesar do sofrimento, ele segue em frente, continua sua caminhada, pois é o Senhor quem faz “andar em lugares altos” (Hc 3:19).

      Fé verdadeira é amar e servir a Deus apesar das circunstâncias.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

"Jesus nosso eterno Rei"



1 Timoteo 6:12-16
Corra a boa corrida da fé e ganhe a vida eterna. Pois foi para essa vida que Deus o chamou quando você deu o seu belo testemunho de fé na presença de muitas testemunhas. Agora, diante de Deus, que dá vida a todas as criaturas, e diante de Cristo Jesus, que deu seu belo testemunho de fé frente de Pôncio Pilatos, eu ordeno você o seguinte. Cumpra a sua missão com fidelidade para que ninguém possa culpá-lo de nada, e continue assim ate o dia em que o nosso Senhor Jesus Cristo aparecer. Quando chegar o tempo certo, Deus fará com que isso aconteça, o mesmo Deus que é bendito e único Rei, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores, o único que é imortal. Ele vive na luz, e ninguém pode chegar perto dela. Ninguém nunca o viu, nem poderá ver.a Ele pertencem a hora e o poder eterno! *Amém!

    Um restaurante local estava anunciando que “Cesar é Rei”. Refere-se a uma bebida não alcoólica que deseja vender aos seus clientes. É uma mistura de legumes liquidificados  misturados com suco de tomate temperado com sal, pimenta e outros condimentos. Aqueles que já tomaram o tal “rei” descrevem-no como horrível! Parecer que César, a bebida, lembra-se do caráter do César, o imperador  romano, que os primeiros cristãos tinham de suportar. Ele não somente era o imperador ( ou rei!) mas também exigia que os cidadãos romanos o adorassem como um deus e confessassem que ele era senhor. Muitos se recusaram a fazé-lo  e por isso foram perseguidos, sofreram e ás vezes chegaram a ser mortos. Para eles, o único Rei era o Senhor Jesus Cristo, que morreu na cruz, foi sepultado e resuscitou. Nenhum outro poderia tomar o seu lugar.
    Timóteo, a quem o apostolo Paulo escreveu o texto que você leu hoje, vivia sob aquela pressão de César. Paulo o instruiu a combater o bom combate da fé até a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo  -  e como razão disso afirma o mesmo que diz o versículo em destaque: Jesus é o Rei dos Reis,e Senhor dos Senhores. Jesus está acima de todos os reis da terra e somente ele é o Senhor que devemos adorar. É o que vencerá todo o poder maléfico e destruidor de satanás.
    Com César ou sem ele, o cristão enfrenta ainda em nossos dias o mesmo desafio dos seus irmãos do passado. Ele é desafiado a manter-se puro em meio de um ambiente  corrupto e a não aceitar aos muitos “reis” religiosos que se oferecem por ai – e pode sofrer por isso, contudo, todo poder que se opõe a Cristo não terá êxito. No fim dos tempos o único que ah de se manifestar como Reidos reis e Senhor dos senhores é Jesus Cristo, que vem para vencer e dará ao cristão fiel a vitoria final.

     Jesus Cristo é o único Rei eterno que merece nossa  adoração.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Anuncio


Lucas 3:1-6
Fazia quinze anos que Tibério era o imperador romano. Nesse tempo Pôncio Pilatos era o governador da Judeia, Herodes governava a Galileia, o seu irmão Felipe governava a região da Itureia e Traconites, e Lisânias era o governador de Abilene. E Anás e Caifás eram os grandes sacerdotes. Foi nesse tempo que a mensagem de Deus foi dada, no deserto, a João, filho de Zacarias. E João atravessou toda a região do rio Jordão, anunciando esta mensagem:
- Arrependam-se dos seus pecados e sejam batizados, que Deus perdoará vocês. Isso aconteceu como o profeta Isaias tinha escrito no seu livro:
Alguém está gritando no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar! Abras estradas retas para ele! Todos os vales serão aterrados, e todos os morros e montes serão aplanados. Os caminhos tortos serão endireitados, e as estradas esburacadas serão consertadas. E todos verão a salvação que Deus dá.

    Para os Judeus, Deus parecia calado. Há séculos ele não enviava mais profetas, e além disso as promessas referente ao Messias estavam demorando a se cumprir. Será que o Senhor tinha abandonado ao seu povo? Foi neste contexto que surgiu João Batista, anunciando que Deus estava, sim, agindo. Jesus, o Messias prometido, já tinha nascido, crescera e estava para começar o seu ministério. O povo não sabia, mas a promessa já estava se cumprindo. Deus iria iniciar um novo relacionamento com o homem por meio da morte do seu Filho, baseado no perdão. Antes, porém, enviou João Batista com a tarefa de anunciar que Cristo estava chegando e preparar, dessa forma o caminho para ele. Assim, João proclamou a necessidade  de um arrependimento verdadeiro: as pessoas deveriam identificar e abandonar  tudo aquilo que desagrada a Deus, mudando sua conduta. Desta forma, estariam prontas para receber o perdão e escapariam do julgamento divino. Um fato interessante a respeito de João Batista é que ele não anunciou a si mesmo.muitos acharam que ele era o Messias esperado,mas João sempre apontou para Jesus.
     Hoje, nosso contexto não é muito diferente: muitos pensam que Deus esta distante demais para se importar conosco,que Jesus está de morando a voltar e talvez tenha esquecido de suas promessa. Mas nada disso é verdade, pois Deus está agindo!
Ele não mandou um profeta, mas tem usados vários sinais para mostrar que sua promessa está se cumprindo (veja em Mt24 a descrição de muitos destes sinais). Como João, somos enviados a lembrar a todos que Cristo virá, sim, e por isso é preciso preparar-se por meio do arrependimento e de mudança de vida, estas atitudes, juntamente coma fé em Cristo, resultam em perdão, em um  novo relacionamento  com Deus e em vida eterna com ele.Alem disso, temos a tarefa  de apontar para Cristo por meio de nossa vida, preparando-nos também para a sua chegada.

                
                Quer ver Deus agindo? Entregue sua vida ao seu comando e verá!

domingo, 27 de janeiro de 2013

Ele promete dar a você tudo o que você precisa



Números 18:20
O senhor Deus disse a Arão: você não terá terra nem propriedades em Israel, como os outros israelitas têm. No meio dos israelitas, eu sou a sua propriedade, a parte que você vai receber.

     Deus é fiel. Você pode contar com Ele. Deus sempre tem sido fiel no cumprimento da sua Palavra. Ele tem suprido todas as nossas necessidades. Na maioria das vezes, a gente tem muito mais do que poderia usar ou valorizar. Quando nós confundimos nossas necessidades com nossas vontades e desejos, duvidamos da provisão de Deus. A necessidade diz que você precisa de roupas. A vontade diz que você só pode vestir no seu corpo as coisas mais legais e da moda. A necessidade diz que você precisa almoçar todos os dias. A vontade diz que você tem de sair para almoçar fora com seus amigos, porque eles iriam rir se você comesse em um lugar qualquer ou em casa. Nós vivemos em tempo de abundancia. Uma porção de gente tem montes de coisas, e eles querem ainda mais. Pense sobre as suas necessidades. Aprenda a separa-las de coisas que você quer. O que você realmente precisa para viver? Deus tem providenciado? Use um pouco do seu tempo para agradecer a ele. Ele tem dado a você tudo o que você precisa.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O que eu faço se eu me sinto marginalizado ou ridicularizado por ser cristão?



1 Pedro 2:19-20
                         Se vocês suportarem sofrimentos injustos, sabendo que está é a vontade de Deus, Ele abençoara vocês por causa disso. Pois, se vocês fazem o mal e são castigados, qual é o merecimento de suportarem com paciência o castigo? Mas, se vocês sofrem por terem feito o bem e suportam esse sofrimento com paciência. Deus os abençoara por causa disso,

    Algumas vezes, o seu mundo pode ser realmente cruel. Você faz a coisa absolutamente correta e pessoas riem, ou tentam disfarçar o riso, ou deixam de você de lado. Elas tratam você assim por causa da própria insegurança delas. A luz de Cristo em você brilha sobre a vida escura delas e provavelmente, elas se sintam envergonhadas. Não deixe que a atitude delas obstrua sua lealdade a Cristo. Continue a amá-lo visivelmente.
    Esses versículos dizem que Deus abençoara você quando os outros ridicularizarem você por causa dele. Confie nele e peça a Ele que faça você forte. Continue fazendo o que é correto e mantenha a fé de que Deus irá abençoar todas as suas decisões corretas. Talvez os seus amigos amadureçam. Talvez não. De qualquer forma, saiba que Deus honra você. Ele chama você de abençoado. Ele vê as suas lutas que você enfrenta por causa dele.

                 Ele nunca vai se afastar de você.


terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Ele promete ajudar você



Josué 1.9
     Lembre da minha ordem: “ seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque Eu, o Senhor, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for! ”

     Você lembra da última vez que precisou de ajuda? Não apenas ajuda com tarefa de casa, mas AJUDA. Você estava no fundo do poço, sem opções; você fez tudo o que podia, e nada funcionou. Você estava confuso, com medo e sozinho – tudo ao mesmo tempo. O que você faz quando parece que as respostas simplesmente não vêm? Josué 1.9. Deus aqui dá duas ordens positivas: seja forte e corajoso. Não tenha medo. Não fique desanimado. E então vem a promessa: “ Eu, o Senhor, o seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” Essa promessa da a você forças para obedecer as duas ordens. Você pode ficar tranquilo pelo fato de que Deus promete ajudar. Você não esta sozinho. Talvez você não consiga ajuda no exato segundo em que você pensa que precisa dela, mas ele ajudara você. Ele sabe exatamente o quanto você pode suportar. Ele vai estar lá na hora exata.

                  Confie em Deus!!

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Ele é quem julga.




João 5:27
               E ele deu ao Filho autoridade para julgar, pois ele é o *Filho do homem.

    Havia um rapaz que estava sentado pacientemente diante de um juiz esperando pelo seu veredicto. E, embora o resultado pudesse significar liberdade ou prisão, durante todo o julgamento o rapaz não conseguiu manter-se concentrado no caso. Ele só conseguia pensar sobre o fato de o juiz parecer muito familiar. Onde ele teria visto aquele juiz antes? “Eu tenho certeza de que eu já vi este homem antes”, pensou o rapaz. E, então, de repente, tudo ficou claro para ele! Ele lembrou.
    Quando era criança, ele estava brincando perto de um lago. A bola caiu na água, e, ao tentar pegá-la, ele caiu no lago e estava se afogando. Ele começou a gritar por socorro, e um homem que o viu lutando para sobreviver saiu do carro, correu para o lago e salvou a vida dele. Aquele homem era o juiz! Uau! Ele não conseguia acreditar nisso. Aquilo deveria ter acontecido há uns quinze anos. Na hora que o juiz estava pronto para ler o veredicto, o rapaz gritou. “Excelentíssimo juiz!, espere, espere! O senhor se lembra... “O rapaz contou toda a história ao juiz. O juiz lembrou de quando salvou a vida do garoto e ele também não podia acreditar que ali estava o mesmo garoto amedrontado. “Senhor juiz,” gritou o rapaz. “O senhor salvou-me naquele dia, por favor, salve-me agora”.
    “Eu sinto muito, meu jovem” respondeu o juiz. “Aquele dia eu era o seu salvador, agora, eu sou o seu juiz.”

Amados, aprendamos uma coisa, hoje Jesus vem a nós como Salvador, não fique sobre o muro sem saber para que lado você deva ir, decida para que lado do muro você irá pular, para o lado do mundo, ou para o de Deus?

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

O que eu devo fazer para ser um bom amigo?



Provérbios 3:1-4
                          Filho, não esqueça os meus ensinamentos, lembre sempre dos meus conselhos. Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. Não abandone a lealdade e a fidelidade, guarde-as sempre bem gravadas no coração. Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos.


    Pessoas boas geralmente tornam-se bons amigos. Uma característica que sobressai em grandes amizades é a lealdade. As pessoas chegam ao fim da sua vida e olham para trás para lembrarem os amigos que tiveram. Aqueles que eles deram um grande valor são os que ficaram com elas todo o tempo. Ser um amigo leal pode ser uma tarefa complicada. Significa que você está comprometido, mesmo quando é difícil. Você passa por cima de pequenas coisas, você perdoa, e perdoa, e perdoa. Você anda aquele quilometro a mais.
    Estar pronto e ser interrompido faz parte da lealdade. Bons amigos são aqueles a quem você pode ligar no meio da noite, aqueles que virão buscar você quando o seu carro quebra e aqueles que irão largar tudo e sair correndo se você precisar deles. Ser leal significa que você fica quieto quando outros querem fofocar e você defende a honra e a integridade do seu amigo. Se você escolher sabiamente os seus amigos, será fácil ser leal a eles, e a sua lealdade vai ser retribuída. De acordo com Provérbios 3, as pessoas verão a sua lealdade e vão considerar você um sucesso.

Esse é o segredo para obter verdadeiros amigos, se você fizer isso, certamente seus frutos serão dos melhores...