Páginas

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Soterrado

Salmo 142:1-7
                       Liberta-me da prisão...

    Em 2010 tivemos no Chile o episódio dos mineiros que ficaram quase soterrados em uma mina que desabou sobre eles. Felizmente estavam em um lugar no qual a terra não os atingiu.
    Sem ajuda do alto, de companheiros, bombeiros e médicos, eles jamais se livrariam, rompendo aquela barreira de destroços para o retorno á superfície, de volta á liberdade sob o sol e á noite, debaixo do majestoso céu enluarado e estrelado, lindo quadro com que Deus nos presenteia.
    O Salmista também estava em uma caverna, em meio a graves perigos, quando levantou a voz e clamou a Deus, quem sabe dizendo como nós: por que eu? Ele confessa ao Senhor que, quando o seu espírito desanima, Deus conhece o caminho e o aperto, e também sabe que ali o inimigo arma ciladas e que ninguém se interessa pelo seu infortúnio. Reconhece que somente Deus é o seu refúgio, a sua ajuda na terra. Apela ao Senhor, pois está muito fraco e precisa ser libertados dos seus seguidores, que são fortes. Termina pedindo por libertação daquela prisão, quando ficará agradecido pelo favor do Altíssimo, e sabe que será rodeado pelos justos.
    É uma situação que se assemelha ao caso dos mineiros chilenos: ficaram presos, quase soterrados, e os inimigos frio, fome, sede, risco de doenças os rodeavam. Mas veio ajuda de cima, tanto tecnológica quando humana, e eles puderam retornar milagrosamente á vida, mesmo que por uma via apertada e incômoda, e foram rodeados por todas as pessoas que ali estavam para tentar ajuda-las. Conseguiram! Gloria a Deus!
    Essa deve ser, também, a nossa postura diante dos perigos que nos rondam e ás vezes nos atingem: confiar e esperar no Senhor e Salvador Jesus Cristo: Ele nos libertará a alma do cárcere do pecado, das tristezas e da infelicidade, conforme Colossenses 1:13

“Ele nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o Reino do seu Filho amado”.

                        Deus está acima de qualquer situação que nos atinja,
                                           e de lá nos sororre.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Por que a Bíblia fala tanto sobre verdade?

João 8:32
               E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.

    Jesus faz da verdade um assunto muito importante, porque apenas a verdade liberta você. Satanás é o pai da mentira, um mestre enganador, e ele querem que você acredite em qualquer coisa menos nos ensinos de Jesus. A verdade é que crer em Jesus salva você dos seus pecados e salva você para a vida eterna. Nesse versículo ele diz que a verdade vai libertar você, porque Jesus liberta você de sua escravidão do pecado. Satanás vai sussurrar mentiras para você a todo tempo, esperando que você acredite nos truques dele e fique confuso. Lembre que confusão não é de Deus.
    Quando você se sente confuso ou dominado, retome para as Escrituras e leia a verdade da palavra de Deus. É nele que você achará direção e orientação clara. Medite nessas palavras. Deixe que a verdade dele torne-se viva em sua mente e em seu coração. A Bíblia fala bastante sobre a verdade, porque as mentiras vão fazer você perder-se, extraviar-se. Dê atenção á verdade da palavra de Deus. Conheça a verdade, siga a verdade, diga a verdade. Jesus, que é a verdade, vai libertar você! 

A verdade sobre Jesus não está em livros qualquer, mas na Bíblia - e só terá valor se a praticarmos.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Pênalti!


1 Pedro 2:12
                     Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.

    Todos os esportes têm suas regras e quem não as segue sofre penalidades. Quero tomar como exemplo o futebol para a reflexão que segue. Toda falta cometida dentro da grande área é punida com penalidade máxima, até mesmo aquelas simuladas por jogadores “malandros”. Quem conhece bem este esporte sabe que, nessa hora, a vantagem é sempre dos cobradores e que, quando o goleiro defende o lance, a surpresa é grande e ele se torna o herói da partida. Nós também temos a nossa grande área, que é o espaço em que atuamos: nossa casa, a escola, o trabalho, etc. E, se formos cristãos, teremos adversários ali: pessoas a quem a vida cristã incomoda  e que podem até torcer pelo nosso fracasso. Na presença deles há necessidade de cuidado para não cometermos nenhuma falta, pois está será cobrada. Não sabemos qual será a intensidade da cobrança. O “chute” pode ir de leve (por ex algum deboche do tipo “E, é cristão hein? Imagina se não fosse o que faria” – como se o cristão tivesse necessariamente de ser infalível) até violento (perseguição agressiva) – e a vantagem será deles. Outros ficam somente na expectativa, esperando um descuido para simular uma falta e ter um pretexto para oposição.
    Lemos hoje sobre deveres sociais dos cristãos. O apóstolo Pedro insistiu nisso, pois sabia por experiência própria que somos seres imperfeitos e cheios de falhas. Em varias ocasiões proclamou suas próprias virtudes para em seguida fracassar vergonhosamente. O cristão precisa esforçar-se para viver bem com todos e dar bom exemplo, refletindo o caráter de Cristo, a quem ele entregou a sua vida. Se estamos com Jesus, somos novas criaturas e temos a promessa de que receberemos da parte dele a capacidade de agir segundo os mandamentos de Deus.

A graça de Deus está á disposição para nos defender, mas não para abusarmos dela.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Separar?


Mateus 19:6b
                     O que Deus uniu ninguém separe.

    João e Maria viviam brigando e resolveram acabar com o seu casamento. Para facilitar, encaminharam divórcio amigável. Concordaram que o menino ficaria com o pai e a menina com a mãe, mas faltava informar aos filhos. Pedro, 10 anos, e Elisa, 12, não suspeitavam de nada. Ao ouvirem a decisão dos pais, os filhos disseram: “Nunca permitiremos que vocês se separem! Queremos viver com vocês dois e nós dois também queremos viver juntos!” João e Maria nem tinham pensado nas conseqüências da separação, muito menos no impacto negativo que ela teria sobre os filhos. Imaginavam que seria fácil: cada um tomaria conta de um dos filhos e viviria sua vida como quisesse. Infelizmente, muitas pessoas fazem exatamente o que o nosso casal fictío tentou fazer.
    Deus criou o casamento para durar por toda a vida. Deus é contra a separação; ele sabe que ela não resolve nada – ao contrário, cria novos problemas para o casal, e os filhos geralmente ficam com seqüelas irreparáveis.
    Deus também sabe que a felicidade conjugal é perfeitamente possível quando duas pessoas querem acertar e confiam no Senhor. Deus é a favor do casamento e ele capacita o casal a amar, a perdoar, a pedir perdão e a se reconciliar. Porém, antes de tudo isso é preciso que os conjugues sejam reconciliados com Deus por meio de Cristo e tenham um relacionamento estável com o Senhor. Somente ele poder construir um relacionamento quebrado e resolver problemas aparentemente insolúveis. A separação jamais deveria ser considerada como uma saída viável e fácil para um casamento com problemas. Ninguém deveria casar-se pensando em continuar assim só ate virem os problemas. Muito melhor é levar a situação a Deus, pedindo-lhe paciência, sabedoria, força, humildade e capacidade de perdoar e de ser perdoado. Pense bem: trocar de conjugue não é como trocar de camisa. Deus tem um caminho muito melhor.

A presença de Deus une mais do que qualquer força possa separar.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Viva para Deus assim como este jovem!


Salmos 49:12
                     O ser humano, por mais importante que seja não pode escapar da morte, como os animais morrem, ele também morre.

    Justino tinha 18 anos de idade e era realmente um garoto sensacional – o tipo de pessoa que todos queriam á sua volta. Ele tinha uma atitude alegre diante das coisas – e até o trabalho lhe era divertido. Em uma terça-feira à noite, depois do jantar, ele pegou o seu carro para ir a um estudo bíblico. Sua mão o beijou e o lembrou-o de colocar o sinto de segurança e dirigir cuidadosamente. A cerca de dois quilômetros de sua casa, Justino cruzou o sinal vermelho e bateu em outro carro. Justino morreu, bem como à senhora do outro carro. Ninguém podia acreditar que Justino se tinha ido. Ele tinha toda uma vida pela frente – ele certamente faria diferença no mundo.
  
Deus nos lembra que todos  vamos morrer um dia. E, mesmo quando para nós é difícil compreender por que Deus permite tragédias com mortes, ele sabe a razão.

    O mais legal sobre Justino é que ele realmente amava a Deus e vivia uma vida que provava isso. Quando Justino deixou esta terra e entrou na presença do seu Senhor, os anjos cantaram, e certamente o Salvador disse: “Muito bem, meu filho. Você esta comigo. Você esta bem!”.

Caro leitor não viva uma vida como mais um entre milhões, faça você a diferença, tenha você uma alegria contagiante, seja você uma pessoa exemplar, e acima de tudo, viva para Deus, mostre ao mundo o seu Deus!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Você faz a sua PARTE quando PODE?


O caminho da felicidade não começa nas pessoas e nas coisas para chegar até você, mas começa sempre dentro de você para chegar até aos outros.

"... um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: Esforça-te. Isaías 41:6"


    Um viajante perdeu a direção e acabou jogando seu carro em um valão em um local distante. Um fazendeiro das proximidades, tomando conhecimento do fato, prontificou-se a ajudar o desconhecido e, para isso, trouxe um de seus cavalos, o mais forte, chamado "Amigo." Com uma corda amarrada ao cavalo e a outra ponta no carro, o fazendeiro gritou: "Puxe, Azulão, puxe." Amigo permaneceu imóvel. Gritou novamente: "Puxe, Veloz, puxe." Nada! Tornou a gritar o homem: "Puxe, Raio, puxe." Mais uma vez Amigo não se moveu. O fazendeiro então, com um tom de indiferença, falou: "Puxe, Amigo, puxe!" E o cavalo retirou, facilmente, o carro do valão. O viajante, muito agradecido - e curioso - perguntou ao fazendeiro o motivo pelo qual chamou o seu cavalo três vezes por um nome errado. "Oh," respondeu, "o Amigo é cego e se ele soubesse que era o único cavalo a puxar talvez nem tentasse." É lamentável, mas muitas pessoas agem desta forma. Vamos fazer a nossa parte para que a vontade de Deus seja feita -- que todos cheguem ao Céu.
    Qual tem sido a nossa participação na tarefa de iluminar o mundo e indicar o caminho aos perdidos?
Temos nos colocado à disposição de Deus para fazer a nossa parte, seja ela qual for, sem nos preocupar com quem ou quantos estão trabalhando também?
Ou será que temos nos mantido à margem, esperando que outros façam sua parte e a nossa também?
    Deus nos proporcionou, através do trabalho de alguém, a graça do perdão, da libertação e da vida abundante para que, de igual modo, coloquemos nossas vidas em Seu altar e, como canais de bênção levemos a outros a mesma alegria de terem suas vidas transformadas em mananciais de regozijo e felicidade.

Meu caro leitor, independente dos demais, faça a sua parte!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Por que a vida parece tão injusta?

1Coríntios 13:12
                        O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus.

    A vida parece injusta porque nós não vemos o quadro todo. Paulo diz nessa passagem que nós apenas podemos ver uma imagem embaçada de Deus. Nós não temos conhecimento de todas as coisas que ele esta fazendo. Nós apenas temos olhos deste mundo, que enxergam partes pequenas e mentes deste mundo, que entendem artes minúsculas do enorme planos de Deus. Uma visão limitada requer uma grande fé e confiança. O Deus que criou você sabe exatamente o que ele está fazendo. Ás vezes, nós entendemos mais tarde porque as coisas – pareciam tão injustas – aconteceram. Mas Paulo diz que nós não vamos entender completamente todas as coisas até que estejamos com Deus no céu. Então meu amigo, ouse na sua fé e confie no Deus todo poderoso porque bem sabemos nós que tudo tem o seu propósito debaixo do céu e de que Deus nunca deixa as coisas assim como estão, meu caro amigo/a aquele que começou a boa obra em você ainda não acabou, acredite, ainda há muita coisa para acontecer, confie em Jesus e busque-o porque é do alto que vem a sua ajuda.