Tg 3:5-6
É isto o que acontece com a língua: mesmo pequena, ela se gaba das grandes coisas.
Vejam como uma grande floresta pode ser incendiada por uma pequena chama!
A língua é um fogo. Ela é um mundo de maldade, ocupa o seu lugar no nosso corpo e espalha o mal em todo o nosso ser. Com o fogo que vem do próprio inferno, ela põem toda a nossa vida em chamas.
Na hora, a fofoca pode parecer inofensiva – umas poucas palavras sobre uma amiga/o, informações que ninguém mais conhecia. Você sentiu-se importante. Todo mundo prestou atenção em você e todos pareciam impressionados. E, então, passam-se alguns dias. A sua amiga/o fica sabendo que você espalhou os segredos dela/e. Você fofocou. Ela esta furiosa e muito magoada. Você esta envergonhado, e, por isso tenta cobrir as suas pegadas com mentiras. Mas é tarde demais. Ela já sabe. Que confusão!
Tiago diz que a sua língua fica fora de controle e causa o mal (veja o versículo 8). Em outras palavras, a sua boca pode colocar você em grandes dificuldades. As palavras são poderosas como “veneno mortal” (v.8).
Elas podem arruinar o dia de alguém ou mesmo a vida de alguém. Elas podem salvar a vida de alguém. Elas podem ferir ou elas podem curar. Leia Tiago 3:11-12.
Você verá que o limpo e o sujo (boas palavras e más) não podem sair da mesma pessoa. A língua e um precioso presente de Deus a ser usado para o bem. Além do mais, quem quer ser conhecido como o maior fofoqueiro/a da cidade? Tome cuidado com as suas palavras. Use-as bem. Diga verdade ao invés de mentiras. Fale coisas boas ao invés de coisas ruins.
Tg 3:8
“Mais ninguém ainda foi capaz de dominar a língua. Ela é má, cheia de veneno mortal, e ninguém a pode controlar”.
Tg 3:11-12
“Por acaso pode a mesma fonte jorrar água doce e água amarga? Meus irmãos, por acaso pode uma figueira dar azeitonas ou um pé de uva dar figos?
“Assim, também, uma fonte de água salgada não pode dar água doce”
Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês.