Páginas

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Próximo


Lucas 10:25-37

A parábola do bom samaritano

Um mestre da Lei se levantou e, querendo encontrar alguma prova contra
Jesus, perguntou: -Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?
Jesus respondeu: -O que é que as escrituras sagradas dizem a respeito disso? E como é que você entende o que elas dizem?
O homem respondeu: -“Ame o Senhor, seu Deus, como todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo.”
- A sua resposta está certa – disse Jesus. – Faça isso e você viverá.
Porem o mestre da Lei querendo se desculpar, perguntou: -Mas quem é o meu próximo?
Jesus respondeu assim: - Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó. No caminho alguns ladrões o assaltaram, tiraram a sua roupa, bateram nele e o deixaram quase morto. Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada. Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada. Mas um samaritano que estava viajando por aquele caminho chegou até ali. Quando viu o homem, ficou com muita pena dele. Então chegou perto dele, limpou os seus ferimentos com azeite e vinho e em seguida os enfaixou. Depois disso, o samaritano colocou-o no seu próprio cavalo e o levou para uma pensão, onde cuidou dele. No dia seguinte, entregou duas moedas de prata ao dono da pensão, dizendo: Tome conta dele. Quando eu passar por aqui na volta, pagarei o que você gastar a mais com ele.
Então Jesus ao mestre da Lei: - Na sua opinião, qual desses três foi o próximo do homem assaltado?
 - Aquele que o socorreu! – respondeu o mestre da Lei.
E jesus disse: - Pois vá e faça a mesma coisa.

    Tenho aprendido muito com os outros cristãos. Assim como o Bom Samaritano do texto de hoje, que investiu o seu dinheiro e tempo na vidado “próximo”, conheci um dia uma senhora que chamarei de “Rita Samaritana”, uma pessoa dividir o que soube dividir o que tinha de melhor com os mais carentes. O que mais me impressionava nela era a assistência que dava na área espiritual.
    Por permissão divina, conforme a palavra de Deus afirma em João 16:33 – “Neste mundo vocês terão aflições” – minha amiga passou por um período muito difícil. Mesmo assim, como Jó (Jó 1:21), permaneceu firme. Lembrou-me que choramos muitas vezes juntos, pedindo a Deus que agisse e mudasse sua situação. Para a gloria do Senhor, surgiu uma oportunidade de trabalho no Rio de Janeiro. Seu marido precisava comparecer a uma entrevista de emprego  ás pressas. Percebemos que tudo estava sendo conduzido pelo Senhor. Era a minha oportunidade de agir como o Bom Samaritano, pois o Senhor me dizia o que está no versículo em destaque. Assim, comprei as passagens aéreas para ele. Para resumir a história, o marido daquela mulher foi contratado por uma grande empresa, o sofrimento passou, e ela hoje está ajudando a coordenar um mega projeto nas comunidades carentes no Rio De Janeiro. Para a minha surpresa  até hoje, quase dois anos depois, as faturas das passagens não chegaram. Já fui á companhia aérea para informar que as comprei , mas eles afirmam que nos registros não constam débitos e que não deveria importuna-los. Acreditem, as passagens saíram de graça! Tudo estava sobre o controle divino e pude experimentar sua fidelidade!
    No texto de hoje, Jesus destaca o exemplo do samaritano que ajudou seu próximo. Era o personagem de quem os ouvintes da parábola menos esperavam que demonstrasse misericórdia. Se agirmos como ele, começaremos a mudar nossa sociedade.

Ajudar quem precisa é ato de amor e obediência a Deus.

                                                               (Texto obtido do pão diário)

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Conselhos

Gálatas 1:6-9
    
    Estou muito admirado com vocês, pois estão abandonando tão depressa aquele que os chamou por meio da graça de Cristo e estão aceitando outro evangelho.  Na verdade não existe outro evangelho, porém eu falo assim porque há algumas pessoas que estão perturbando vocês, querendo mudar o evangelho de Cristo. Mas, se alguém, mesmo que sejamos nós ou um anjo do céu, anunciar a vocês um evangelho diferente daquele que temos anunciado que seja amaldiçoado! Pois já dissemos antes e repetimos: se alguém anunciar um evangelho diferente daquele que vocês aceitaram, que essa pessoa seja amaldiçoada!

    Ponham á prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal.  (1Ts 5. 21-22)
   
  É muito comum pessoas dizerem coisas que não devem. Ás vezes não sei se consciente ou inconscientemente. Mas como é ruim ouvir uma palavra dita de forma errada ou numa gora imprópria. Pior ainda é dar ouvido aquilo, pois geralmente saímos prejudicados.
    Conheço um senhor que sabiamente não se deixou levar pelos conselhos dados por um `amigo´´. Na época, ele tinha mais ou menos 60 anos. Ao se aposentar, decidiu comprar uma chácara para viver num contato maior coma natureza. Entre as varias atividades de seu dia-a-dia, começou a plantar araucárias (o pinheiro que da o pinhão) na divisa de sua propriedade. Então, quando tinha plantado as primeiras mudinhas, veio um vizinho e lhe proferiu sua palavra impensada: ``Pedro, para que perder tempo plantando isso ai? Demora muito para dar fruto, o senhor nem vai aproveitar!´´
   Assim como aquele vizinho, podemos perder ótimas oportunidades de ficar calados. Todavia, graças ao bom Deus, meu amigo Pedro teve a sabedoria de não dar ouvidos àquelas palavras, mas respondeu prontamente: ``Se eu não aproveitar, meus filhos e netos  aproveitarão´´. Hoje ele está com 83 anos e há aproximadamente uns 10 anos tem comido dos pinhões de seu próprio plantio, junto com seus familiares.
   Você ao deve dar ouvidos a tudo nem a todos ao seu redor, sempre existem aqueles com pensamentos ou palavras sem valor, que não ajudam em nada. É importante aprendera distinguir o que convém e o que não , e buscar a orientação de Deus em oração e por a sua palavra. É assim que aprendemos a agir com amor e humildade e a buscar o que realmente importa em nossas decisões. E então, ao chegar a conclusão de que alguém conselho é ``furado´´, esqueça-o. se a ideia for boa, seja sábio e pratique-a, mas não perca tempo  e forças com ideias que só incomodam e não levam a lugar nenhum.
         
            ``Como é feliz aquele que não segue os conselhos dos ímpios´´ (Sl 1:1)

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Deus nos da força


Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo. Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco. Foi quando ele percebeu que ela havia parado de fazer esforço, parecia que tinha desistido.
      Foi quando o homem resolveu ajudar, pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo, e a borboleta saiu facilmente, mas seu corpo estava murcho e as asas estavam amassadas.
      O homem continuou observando, achou que a qualquer momento a borboleta sairia voando, mas nada aconteceu. Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar.
     O que o homem, em sua vontade de ajudar não compreendia
era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para
passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com
que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo
que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do
casulo.
      “Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossas vidas”. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós “nunca poderíamos voar.”.
      Cada obstáculo que superamos, nos da mais força para seguir em frente, nos deixa mais forte, e com muita mais capacidade de superar novos desafios. Faz-nos crescer e sermos pessoas melhores.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

União


Salmos 133:1
                     Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em União!

    Quem é que nunca teve um sonho em sua vida? Na área profissional são muitos os que lutam por um objetivo e, se logo na primeira tentativa não o alcançam, ficam frustrados e desistem colocando seu futuro e o dos outros em risco. Pelé, considerados por muitos o maior jogador de futebol de todos os tempos, recebeu o título de atleta do século XX e fez mais de 1200 gols, entre eles golaços de placa, de cabeça, de cobranças de pênaltis e de faltas. Deus dribles desconcertantes em seus adversários, multidões gostavam de vê-lo jogar e muitos o aplaudiam. Porém, na copa de 1970 ele não conseguiu fazer um gol do meio do campo surpreendendo o goleiro. Muitos outros jogadores menos conhecidos já fizeram esse tipo de gol, conhecido como “o gol que Pelé não fez”. Você já imaginou se em todas as partidas Pelé resolvesse tentar fazer esse gol? Ele seria considerado individualista e poderia até atrapalhar o desempenho da sua equipe. O gol perdido jamais o atrapalhou em sua carreira, pois os outros que fez compensaram esse desejo que nunca conseguiu realizar. Além disso, para alcançar o sucesso ele precisou da ajuda e do apoio de cada integrante de seu time.
    Talvez em sua vida você esteja tentando fazer esse “gol do meio do campo” e atrapalhando a sua equipe e a você mesmo por não conseguiu alcançar seu objetivo. Na Bíblia, aprendemos que Deus tem um plano para nós e deseja que não sejamos egoístas, mas aprendamos a viver em grupo – há várias passagens bíblicas que incluem a expressão “uns aos outros”( p. ex. GL 6:2). Quando veio ao mundo, Jesus poderia com seu poder fazer tudo sozinho, mas escolheu um grupo para ajudá-lo em sua missão. Com isso nos ensinou que precisamos trabalhar em equipe, e para que isso seja possível é preciso união. É como o Salmo de hoje diz: é agradável quando escolhemos esse tipo de convivência. Deus se alegra em ver seu povo unido e o ajuda de várias formas.


                                     Juntos sempre podemos fazer mais.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Águia


Isaias 40:31
                   Aqueles que esperam no Senhor renovarão suas forças. Voam alto como águias, correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam.

    Num momento muito difícil para o povo de Israel, o texto de hoje serviu como encorajamento. O profeta Isaías lembrou aos que sofriam: quem espera no Senhor voa como águia, ou seja, é levado ás alturas pelo poder de Deus. Contudo, humanos que somos, queremos que todas as situações difíceis em que estamos envolvidos sejam resolvidas imediatamente. A sociedade nos ensina que precisamos de soluções rápidas e estamos condicionados a exigir respostas imediatas. A espera não faz parte do nosso vocabulário. Em nosso relacionamento com Deus queremos agir da mesma forma: “Senhor, é agora! Quero solução! Não vê que não posso esperar? Vem logo me ajudar!” Acabamos tendo o mesmo tipo de comportamento que a sociedade onde vivemos: Faça-se tudo rapidinho!
    A palavra de Deus nos ensina algo diferente: “Espera no Senhor”. Deus não está esquecido – nosso protetor está sempre alerta (Sl 121:4). Ele nunca está cansado, precisando dormir um pouco. Além disso, conhece a situação em que vivemos. Ele sabe, também, que estamos rodeados or forças malignas que querem destruir nosso relacionamento com Ele. Por tudo isso, Isaías encorajou o seu povo para esperar a ação de Deus. Mesmo em meio ás situações mais difíceis, não podemos esquecer que existe um Deus muito poderoso. Ele mostrou como Ele é quando Jesus Cristo veio ao mundo, não dorme e conhece as circunstâncias  nas quais estamos envolvidos. Confiando nele, não seremos desapontados! Quando você está disposto a esperar, Ele renovará as suas forças e fará com que você suba as alturas, como águia. É assim que se sentem àqueles que têm suas forças renovadas. Acima dos problemas, de modo que, apesar deles, com a ajuda de Deus podemos descansar.

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Soterrado

Salmo 142:1-7
                       Liberta-me da prisão...

    Em 2010 tivemos no Chile o episódio dos mineiros que ficaram quase soterrados em uma mina que desabou sobre eles. Felizmente estavam em um lugar no qual a terra não os atingiu.
    Sem ajuda do alto, de companheiros, bombeiros e médicos, eles jamais se livrariam, rompendo aquela barreira de destroços para o retorno á superfície, de volta á liberdade sob o sol e á noite, debaixo do majestoso céu enluarado e estrelado, lindo quadro com que Deus nos presenteia.
    O Salmista também estava em uma caverna, em meio a graves perigos, quando levantou a voz e clamou a Deus, quem sabe dizendo como nós: por que eu? Ele confessa ao Senhor que, quando o seu espírito desanima, Deus conhece o caminho e o aperto, e também sabe que ali o inimigo arma ciladas e que ninguém se interessa pelo seu infortúnio. Reconhece que somente Deus é o seu refúgio, a sua ajuda na terra. Apela ao Senhor, pois está muito fraco e precisa ser libertados dos seus seguidores, que são fortes. Termina pedindo por libertação daquela prisão, quando ficará agradecido pelo favor do Altíssimo, e sabe que será rodeado pelos justos.
    É uma situação que se assemelha ao caso dos mineiros chilenos: ficaram presos, quase soterrados, e os inimigos frio, fome, sede, risco de doenças os rodeavam. Mas veio ajuda de cima, tanto tecnológica quando humana, e eles puderam retornar milagrosamente á vida, mesmo que por uma via apertada e incômoda, e foram rodeados por todas as pessoas que ali estavam para tentar ajuda-las. Conseguiram! Gloria a Deus!
    Essa deve ser, também, a nossa postura diante dos perigos que nos rondam e ás vezes nos atingem: confiar e esperar no Senhor e Salvador Jesus Cristo: Ele nos libertará a alma do cárcere do pecado, das tristezas e da infelicidade, conforme Colossenses 1:13

“Ele nos libertou do poder da escuridão e nos trouxe em segurança para o Reino do seu Filho amado”.

                        Deus está acima de qualquer situação que nos atinja,
                                           e de lá nos sororre.

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Por que a Bíblia fala tanto sobre verdade?

João 8:32
               E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.

    Jesus faz da verdade um assunto muito importante, porque apenas a verdade liberta você. Satanás é o pai da mentira, um mestre enganador, e ele querem que você acredite em qualquer coisa menos nos ensinos de Jesus. A verdade é que crer em Jesus salva você dos seus pecados e salva você para a vida eterna. Nesse versículo ele diz que a verdade vai libertar você, porque Jesus liberta você de sua escravidão do pecado. Satanás vai sussurrar mentiras para você a todo tempo, esperando que você acredite nos truques dele e fique confuso. Lembre que confusão não é de Deus.
    Quando você se sente confuso ou dominado, retome para as Escrituras e leia a verdade da palavra de Deus. É nele que você achará direção e orientação clara. Medite nessas palavras. Deixe que a verdade dele torne-se viva em sua mente e em seu coração. A Bíblia fala bastante sobre a verdade, porque as mentiras vão fazer você perder-se, extraviar-se. Dê atenção á verdade da palavra de Deus. Conheça a verdade, siga a verdade, diga a verdade. Jesus, que é a verdade, vai libertar você! 

A verdade sobre Jesus não está em livros qualquer, mas na Bíblia - e só terá valor se a praticarmos.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Pênalti!


1 Pedro 2:12
                     Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da sua intervenção.

    Todos os esportes têm suas regras e quem não as segue sofre penalidades. Quero tomar como exemplo o futebol para a reflexão que segue. Toda falta cometida dentro da grande área é punida com penalidade máxima, até mesmo aquelas simuladas por jogadores “malandros”. Quem conhece bem este esporte sabe que, nessa hora, a vantagem é sempre dos cobradores e que, quando o goleiro defende o lance, a surpresa é grande e ele se torna o herói da partida. Nós também temos a nossa grande área, que é o espaço em que atuamos: nossa casa, a escola, o trabalho, etc. E, se formos cristãos, teremos adversários ali: pessoas a quem a vida cristã incomoda  e que podem até torcer pelo nosso fracasso. Na presença deles há necessidade de cuidado para não cometermos nenhuma falta, pois está será cobrada. Não sabemos qual será a intensidade da cobrança. O “chute” pode ir de leve (por ex algum deboche do tipo “E, é cristão hein? Imagina se não fosse o que faria” – como se o cristão tivesse necessariamente de ser infalível) até violento (perseguição agressiva) – e a vantagem será deles. Outros ficam somente na expectativa, esperando um descuido para simular uma falta e ter um pretexto para oposição.
    Lemos hoje sobre deveres sociais dos cristãos. O apóstolo Pedro insistiu nisso, pois sabia por experiência própria que somos seres imperfeitos e cheios de falhas. Em varias ocasiões proclamou suas próprias virtudes para em seguida fracassar vergonhosamente. O cristão precisa esforçar-se para viver bem com todos e dar bom exemplo, refletindo o caráter de Cristo, a quem ele entregou a sua vida. Se estamos com Jesus, somos novas criaturas e temos a promessa de que receberemos da parte dele a capacidade de agir segundo os mandamentos de Deus.

A graça de Deus está á disposição para nos defender, mas não para abusarmos dela.

terça-feira, 10 de julho de 2012

Separar?


Mateus 19:6b
                     O que Deus uniu ninguém separe.

    João e Maria viviam brigando e resolveram acabar com o seu casamento. Para facilitar, encaminharam divórcio amigável. Concordaram que o menino ficaria com o pai e a menina com a mãe, mas faltava informar aos filhos. Pedro, 10 anos, e Elisa, 12, não suspeitavam de nada. Ao ouvirem a decisão dos pais, os filhos disseram: “Nunca permitiremos que vocês se separem! Queremos viver com vocês dois e nós dois também queremos viver juntos!” João e Maria nem tinham pensado nas conseqüências da separação, muito menos no impacto negativo que ela teria sobre os filhos. Imaginavam que seria fácil: cada um tomaria conta de um dos filhos e viviria sua vida como quisesse. Infelizmente, muitas pessoas fazem exatamente o que o nosso casal fictío tentou fazer.
    Deus criou o casamento para durar por toda a vida. Deus é contra a separação; ele sabe que ela não resolve nada – ao contrário, cria novos problemas para o casal, e os filhos geralmente ficam com seqüelas irreparáveis.
    Deus também sabe que a felicidade conjugal é perfeitamente possível quando duas pessoas querem acertar e confiam no Senhor. Deus é a favor do casamento e ele capacita o casal a amar, a perdoar, a pedir perdão e a se reconciliar. Porém, antes de tudo isso é preciso que os conjugues sejam reconciliados com Deus por meio de Cristo e tenham um relacionamento estável com o Senhor. Somente ele poder construir um relacionamento quebrado e resolver problemas aparentemente insolúveis. A separação jamais deveria ser considerada como uma saída viável e fácil para um casamento com problemas. Ninguém deveria casar-se pensando em continuar assim só ate virem os problemas. Muito melhor é levar a situação a Deus, pedindo-lhe paciência, sabedoria, força, humildade e capacidade de perdoar e de ser perdoado. Pense bem: trocar de conjugue não é como trocar de camisa. Deus tem um caminho muito melhor.

A presença de Deus une mais do que qualquer força possa separar.

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Viva para Deus assim como este jovem!


Salmos 49:12
                     O ser humano, por mais importante que seja não pode escapar da morte, como os animais morrem, ele também morre.

    Justino tinha 18 anos de idade e era realmente um garoto sensacional – o tipo de pessoa que todos queriam á sua volta. Ele tinha uma atitude alegre diante das coisas – e até o trabalho lhe era divertido. Em uma terça-feira à noite, depois do jantar, ele pegou o seu carro para ir a um estudo bíblico. Sua mão o beijou e o lembrou-o de colocar o sinto de segurança e dirigir cuidadosamente. A cerca de dois quilômetros de sua casa, Justino cruzou o sinal vermelho e bateu em outro carro. Justino morreu, bem como à senhora do outro carro. Ninguém podia acreditar que Justino se tinha ido. Ele tinha toda uma vida pela frente – ele certamente faria diferença no mundo.
  
Deus nos lembra que todos  vamos morrer um dia. E, mesmo quando para nós é difícil compreender por que Deus permite tragédias com mortes, ele sabe a razão.

    O mais legal sobre Justino é que ele realmente amava a Deus e vivia uma vida que provava isso. Quando Justino deixou esta terra e entrou na presença do seu Senhor, os anjos cantaram, e certamente o Salvador disse: “Muito bem, meu filho. Você esta comigo. Você esta bem!”.

Caro leitor não viva uma vida como mais um entre milhões, faça você a diferença, tenha você uma alegria contagiante, seja você uma pessoa exemplar, e acima de tudo, viva para Deus, mostre ao mundo o seu Deus!

quarta-feira, 4 de julho de 2012

Você faz a sua PARTE quando PODE?


O caminho da felicidade não começa nas pessoas e nas coisas para chegar até você, mas começa sempre dentro de você para chegar até aos outros.

"... um ao outro ajudou, e ao seu companheiro disse: Esforça-te. Isaías 41:6"


    Um viajante perdeu a direção e acabou jogando seu carro em um valão em um local distante. Um fazendeiro das proximidades, tomando conhecimento do fato, prontificou-se a ajudar o desconhecido e, para isso, trouxe um de seus cavalos, o mais forte, chamado "Amigo." Com uma corda amarrada ao cavalo e a outra ponta no carro, o fazendeiro gritou: "Puxe, Azulão, puxe." Amigo permaneceu imóvel. Gritou novamente: "Puxe, Veloz, puxe." Nada! Tornou a gritar o homem: "Puxe, Raio, puxe." Mais uma vez Amigo não se moveu. O fazendeiro então, com um tom de indiferença, falou: "Puxe, Amigo, puxe!" E o cavalo retirou, facilmente, o carro do valão. O viajante, muito agradecido - e curioso - perguntou ao fazendeiro o motivo pelo qual chamou o seu cavalo três vezes por um nome errado. "Oh," respondeu, "o Amigo é cego e se ele soubesse que era o único cavalo a puxar talvez nem tentasse." É lamentável, mas muitas pessoas agem desta forma. Vamos fazer a nossa parte para que a vontade de Deus seja feita -- que todos cheguem ao Céu.
    Qual tem sido a nossa participação na tarefa de iluminar o mundo e indicar o caminho aos perdidos?
Temos nos colocado à disposição de Deus para fazer a nossa parte, seja ela qual for, sem nos preocupar com quem ou quantos estão trabalhando também?
Ou será que temos nos mantido à margem, esperando que outros façam sua parte e a nossa também?
    Deus nos proporcionou, através do trabalho de alguém, a graça do perdão, da libertação e da vida abundante para que, de igual modo, coloquemos nossas vidas em Seu altar e, como canais de bênção levemos a outros a mesma alegria de terem suas vidas transformadas em mananciais de regozijo e felicidade.

Meu caro leitor, independente dos demais, faça a sua parte!

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Por que a vida parece tão injusta?

1Coríntios 13:12
                        O que agora vemos é como uma imagem imperfeita num espelho embaçado, mas depois veremos face a face. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas depois conhecerei perfeitamente, assim como sou conhecido por Deus.

    A vida parece injusta porque nós não vemos o quadro todo. Paulo diz nessa passagem que nós apenas podemos ver uma imagem embaçada de Deus. Nós não temos conhecimento de todas as coisas que ele esta fazendo. Nós apenas temos olhos deste mundo, que enxergam partes pequenas e mentes deste mundo, que entendem artes minúsculas do enorme planos de Deus. Uma visão limitada requer uma grande fé e confiança. O Deus que criou você sabe exatamente o que ele está fazendo. Ás vezes, nós entendemos mais tarde porque as coisas – pareciam tão injustas – aconteceram. Mas Paulo diz que nós não vamos entender completamente todas as coisas até que estejamos com Deus no céu. Então meu amigo, ouse na sua fé e confie no Deus todo poderoso porque bem sabemos nós que tudo tem o seu propósito debaixo do céu e de que Deus nunca deixa as coisas assim como estão, meu caro amigo/a aquele que começou a boa obra em você ainda não acabou, acredite, ainda há muita coisa para acontecer, confie em Jesus e busque-o porque é do alto que vem a sua ajuda.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Você foi escolhido por Deus para ser dele


Isaias 44:1-2
                   O Senhor Deus diz:
“Escute Israel, pois você é o meu servo, o povo que eu escolhi! Eu, o Senhor, sou seu criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Israel, meu servo não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.

    A sua professora tem um aluno que é o favorito dela, o queridinho da professora? O técnico do seu time tem um atleta que é visivelmente o preferido? Você vê favoritismo na sua igreja ou na sua família? Algumas vezes, a mesma pessoa será a favorita em toda parte. Se você é a pessoa favorecida, você se acha muito especial. Se você não é, isso pode deixar você no fundo do poço.
    Deus diz que você é o escolhido dele. Ele escolheu você para ser dele não porque é melhor do que as outras pessoas, mas porque ama você do jeito que você é. Deus cuida de você desde que nasceu ele pagou o preço da vida de seu filho Jesus para que você fosse dele. Ele toma conta da sua vida – dos momentos em que se sente lá em cima ou lá em baixo. Você foi escolhido para ser dele hoje, amanha e sempre.

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O que eu devo fazer para ser um bom amigo?


Provérbios 3:1-4
                          Filho, não esqueça os meus ensinamentos, lembre sempre dos meus conselhos. Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso. Não abandone a lealdade e a fidelidade, guarde-as sempre bem gravadas no coração. Se você fizer isso, agradará tanto a Deus como aos seres humanos.



    Pessoas boas geralmente tornam-se bons amigos. Uma característica que sobressai em grandes amizades é a lealdade. As pessoas chegam ao fim da sua vida e olham para trás para lembrarem os amigos que tiveram. Aqueles que eles deram um grande valor são os que ficaram com elas todo o tempo. Ser um amigo leal pode ser uma tarefa complicada. Significa que você está comprometido, mesmo quando é difícil. Você passa por cima de pequenas coisas, você perdoa, e perdoa, e perdoa. Você anda aquele quilometro a mais.
    Estar pronto e ser interrompido faz parte da lealdade. Bons amigos são aqueles a quem você pode ligar no meio da noite, aqueles que virão buscar você quando o seu carro quebra e aqueles que irão largar tudo e sair correndo se você precisar deles. Ser leal significa que você fica quieto quando outros querem fofocar e você defende a honra  a integridade do seu amigo. Se você escolhe sabiamente os seus amigos, será fácil ser leal a eles, e a sua lealdade vai ser retribuída.

De acordo com Provérbios 3, as pessoas verão a sua lealdade e vão considerar você um sucesso.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

Ele fala de várias maneiras.


Jô 33:14
             Deus fala de várias maneiras, porém nós não lhe damos atenção.

    O meio de comunicação de Deus com as pessoas é a sua Palavra, a Bíblia. Ele pode usar muitas maneiras para trazer o seu recado a nós. Ele é muito criativo para chamar a nossa atenção. Quando lemos a Bíblia, ele sempre tem as palavras certas para cada situação. Ele usa pessoas como pastores, professores, pais ou amigos para nos dizer o que precisamos ouvir em certos momentos. Ele usa quadros, cartazes, adesivos com dizeres bíblicos para nos fazer pensar e para nos orientar. Ele pode usar nossos fracassos e sucessos, dias alegres ou tristes para que busquemos os conselhos de sua Palavra. Ele fará o que for preciso, tomará a frente sempre que for necessário, para fazer você olhar para cima e lembrar que ele é Deus. Use seus olhos para ver e seus ouvidos para quando Deus falar.

Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo o amor de Deus e a precença do Espirito Santo estejam com todos vocês.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Ele está aqui para ajudar você


Isaias 12:2-6
                    Deus é o meu salvador, eu confiarei nele e não terei medo. Pois o Senhor me dá força e poder, ele é o meu salvador. Cheios de alegria, todos irão até as fontes e beberão da água que os salvara.
Naquele dia, todos cantarão está canção: “Louvem o Senhor! Gritem pedindo a ajuda a Deus! Digam a todos os povos o que ele tem feito e anunciem a sua grandeza. Cantem hinos ao Senhor, pois ele fez coisas maravilhosas. Que o mundo inteiro saiba disso! Moradores de Sião, alegrem-se e louvem a Deus, pois o santo e poderoso Deus de Israel mora no meio do seu povo.


    Deus é recordista no que diz respeito a ajudar os seus filhos. Ele ajudou o povo hebreu a escapar do Egito dividindo as águas do mar vermelho. Ele ajudou Davi a matar Golias apenas com um estilingue. Ele ajudou Pedro enviando um anjo para guiá-lo para fora da prisão. Ele sempre morou no meio do seu povo.
    Naturalmente, a lista poderia continuar e continuar. Deus quer ajudar ao seu povo. Ele quer mostrar o seu poder ao mundo através da vida das pessoas que o amam. Ele tem ajudado a você ultimamente? Ele não esta esperando até que você enfrente uma situação de vida ou morte para então ajudar. Ele apenas anima você para que peça. Ele quer que você saiba que você precisa dele. Ele quer que você admita que ele pode ajudar muito mais do que você imagina. Lembre-se: a sua ajuda pode vir de uma maneira inesperada, mas sempre será a melhor coisa que poderia acontecer com você.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Nossa Fé

2 Corintios 5:7
                       Vivemos por fé, e não pelo que vemos

    Estamos rodeados por tantos movimentos que desafiam a nossa fé! O mesmo aconteceu com os servos de Deus do passado. Numa sociedade que se afastava de Deus, eles depositaram, pela fé, toda a sua confiança em Deus. Abel ofereceu melhor sacrifício, Enoque andou fiel, Nóe foi temente, Abraão saiu sem saber para onde ia, Sara creu que poderia ter um filho, Isaque sabia que ele e sua família estavam sendo guiados, Jacó adorou no deserto (Hb 11), Jose creu, pela fé, que tudo que lhe aconteceu tinha um propósito: “Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem”. Todos esses viveram pela fé, crendo em Deus, mas não chegaram a ver o que Deus prometera.
    O cristão é privilegiado pelo fato de viver apoiado em promessas feitas no passado, realizadas na vinda de Jesus ao mundo. Deus visitou o seu povo. A reconciliação com ele nos alcançou. Nossa fé está firmada nessa realização de Deus em Jesus. Hoje precisamos da nossa fé para enfrentar os desafios e as investidas diabólicas, que vêm de todas as frentes. Temos a tendência de duvidar de que Deus esteja realmente vendo tudo que está acontecendo no mundo! Deus está mudo, pensam alguns. Outros perguntam: Por que ele não fala? Tenho a impressão de que os heróis da fé, com todo o sofrimento que tiveram, possivelmente fizeram as mesmas perguntas. Certamente o autor do Salmo 77 enfrentou essa questão. No dia a dia da nossa vida somos chamados a afirmar que cremos em Deus, mesmo quando aparentemente ele não fala. Li ao respeito de um menino ao qual alguém perguntou como ele sabia que Deus o aceitara como filho. Queriam saber se ele tivera uma visão ou ouviria uma voz. Depois de pensar um pouco, ele respondeu assim: “É como quando você pesca um peixe muito grande. Você não vê e nem ouve o peixe. Mas você sente que ele está agarrado na ponta daquela linha. Eu sinto que Deus está agarrado ao meu coração”

              A fé enxerga o que os olhos não podem ver.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Ele dá a você chance após chance


Jô 33:28-29
                   Ele me salvou da morte, eu ainda posso ver a luz. Deus faz tudo isso com a gente e faz varias vezes.


    “Só mais uma chance, por favor, por favor. Eu prometo que vou fazer a coisa certa desta vez.” Você já falou isso aos seus pais, ou ao seu professor, ou mesmo a Deus? Seus pais ou professores podem ficar cansados de tanto dizer: “Tudo bem, tente de novo, mais uma vez”, mas Deus nunca vai se cansar. Mesmo quando você estiver cansado de tentar, Deus vai levantar você, vai ter uma conversa animadora com você e vai dizer para você tentar novamente. Mesmo quando você não merece uma segunda chance, Deus deixara você tê-la. Ele ama você tanto que nunca vai desistir de você. Ele se interessa por você e tem grande prazer em receber você de volta quando você erra. Assim, se você desistiu de Deus, se sete como se tivesse desperdiçado todas as chances e feito um grande estrago, há uma grande noticia, você pertence ao Deus que dá a você chance após chance. Corra para ele

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Ele é o protetor dos que são honestos de verdade


Salmos 7:10
                   Deus me protege como um escudo, ele salva os que são honestos de verdade.

    Deus protege a pessoa que é honesta de verdade. Ser honesto diante de Deus não significa ser perfeito ou ficar se torturando ao tentar a fazer a coisa certa o tempo todo – mas mesmo assim você continua tentando. Uma pessoa honesta sabe que ela não é perfeita. Essa pessoa compreende que a sua única esperança vem de Jesus, que morreu para fazer as coisas ficarem certas para ela.
    É preciso humildade para admitir essas coisas. As pessoas não estão acostumadas a falar muito frequentemente sobre essa palavra, talvez porque a idéia que elas fazem de humildade seja uma pessoa que vive de boca fechada e olha para baixo o tempo todo. Mas, para se ter uma idéia real de humildade, olhe para Jesus. Esta é uma das mais notáveis partes da personalidade dele.
    Um coração humilde é o tipo de coração que Deus esta procurando. Este é o tipo de pessoa que pode fazer o serviço de Deus. Ele protege essa pessoa de um jeito especial, porque ele sabe que ela esta pronta para fazer o que ele deseja

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Continue firme na oração


Colossenses 4:2
                         Continuem firmes na oração, sempre alertas ao orarem e dando graças a Deus.


    O que é oração? A oração simplesmente é comunicação com Deus – simplesmente falar com ele e ouvi-lo. Veja: a oração move a mão de Deus, e a mão de Deus move o mundo! Ele quer que nós nos acheguemos a ele em oração. Tudo o que você tem a fazer é falar com Deus como se você fosse a falar como o seu melhor amigo.
    Um monte de gente tem a idéia de que oração é apenas falar com Deus. Mas isso é só a metade dela. Você não pode comunicar-se realmente com alguém sem outra importante atividade – ouvir. A oração é uma rua de mão dupla. Deus não quer somente que você fale com ele, ele também quer falar com você. Como Deus pode falar com você? Através da sua palavra.
    Tente nesse instante. Seja qual for a necessidade que você tenha, chegue-se até Deus em oração, e depois pegue a bíblia de novo, e deixe Deus falar com você pela sua palavra. Mas não crie o hábito de orar apenas como se você estivesse cumprindo um dever. Deus quer que você esteja continuamente em oração, falando com ele durante o dia todo. Comece cada dia com um período de silencio – momentos que são reservados para você e Deus. A oração acontece quando vocês dois passam tempos juntos. Se você conversasse com um amigo intimo apenas de vez em quando, o que aconteceria? A sua amizade não seria tão intima. Se nós queremos que o nosso relacionamento com Cristo seja forte, nós devemos orar sempre. Aumente essa intimidade hoje mesmo!

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Vivendo e aprendendo

    Salmos 91:14-16
                                 Deus diz: "Eu salvarei aqueles que me amam e protegerei os que reconheçem que eu sou Deus, o Senhor. Quando eles me chamarem, eu responderei e estarei com eles nas horas de aflição. Eu os livrarei e farei com que sejam respeitados. Como recompensa, eu lhes darei vida longa e mostrarei que sou o seu Salvador."


     Um pai que realmente conhece seu filho, sabe o que é bom pra ele e o que o faz feliz, jamais dará alguma coisa que venha feri-lo.
    Deus também é assim com nós que somos seus filhos amados... Mas muitas vezes queremos tanto uma coisa, que de tanto insistirmos e persistirmos, ele acaba nos dando, e depois a gente sofre as consequências.

Nunca julgue Deus se ele não te der aquilo que você quer, ele pode estar te livrando de dores futuras ou ainda não é o tempo certo.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ele preocupa-se com todos


Jô 36:5
           “Como Deus é poderoso! Ele não despreza ninguém. Deus sabe de todas as coisas.”


    Imagine todos diferentes uns dos outros – mas iguais, sem ricos nem pobres, ninguém mais bonito, nenhuma escola melhor da que a sua escola, nenhuma casa maior que a sua, ninguém escolhido porque tem mais coisas, sem preferidos ou favoritos. Todos aceitam o mesmo. Todos amam perfeitamente. É difícil para nós imaginar isso, mas exatamente assim que Deus é. Tanto que ele ama você, também ama aquele garoto que você não suporta nem sentar ao lado. Ele ama você tanto quanto ele ama o estudante mais famoso da escola. O mundo usa rótulos, como “pessoa muito importante”, “de classe” ou “presidente”. Deus não se impressiona. Ele fez cada um de nós diferente é único, mas nos ama da mesma maneira.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Por que Deus me amaria?


Isaias 49:1-2
                    Nações distantes escutem o que eu, o servo de Deus, estou dizendo: preste atenção, todos os povos do mundo! Eu ainda estava na barriga da minha mãe, quando o Senhor Deus me escolheu, eu nem havia nascido, quando ele me chamou pelo nome. Ele fez com que as minhas palavras fossem cortantes como uma espada afiada e me protegeu com a sua própria mão. Ele me fez igual a uma flecha pontuda, uma arma que ele guarda até o momento de ser usada.

 
    Você lembra quando você estava no jardim de infância e lá imprimiu as suas mãos com tinta em uma folha de papel ou fez uma escultura com tubos de papel higiênico? Lembra o quanto você ficou animado? Quando você fazia alguma coisa que o deixava animado, você não podia esperar para mostrar. Você era muito cuidadoso ate que chegava á sua casa e colocava a sua criação em um lugar seguro. E, de vez em quando, você dava uma olhada naquilo e sorria. Você amava aquela sua criação.
    Deus fez você e é por isso que ele ama você. Você foi idéia dele. Mesmo que você nem sempre faça as coisas como o seu pai, a verdade é que você é filho dele, e o amor dele por você nunca vai acabar. Assim como você cuidadosamente criou a sua obra-prima lá no jardim de infância, Deus criou cada parte do seu ser exatamente da maneira que ele queria. Ele fez você de uma maneira maravilhosa. Você é uma parte do coração dele porque ele pensou em você, então, deu vida a esses pensamentos e criou você. Ele ama você. Ele acha você sensacional, e você é, porque você é dele.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

O que eu faço se eu não gosto da minha aparência?


Brincadeirinha, essa imagem foi só para descontrair vocês, hehehe


1 Pedro 3:3-4
                     Não procure ficar bonita usando enfeites, penteados exagerados, jóias ou vestidos caros. Pelo contrário, a beleza de você deve estar no coração, pois ela não se perde, ela é a beleza de um espírito calmo e delicado, que tem muito valor para Deus.


    Pedro diz que beleza tem mais a ver com o seu interior do que com o seu exterior. Deus se preocupa mais com o seu coração e suas atitudes do que com o formato do seu rosto ou a cor dos seus olhos. Se você pedir, Deus vai revelar a beleza que Ele criou em você. Ele diz que você é bonito. Você consegue ver o que Ele vê?
    Se você se sente como se Deus tivesse criado você para alguma coisa a mais do que concursos de beleza, então, comece a orar e a procurar qual é o propósito dele. Peça que Ele mostre os pontos fortes que você tem e que ajude a você usá-los. As pessoas que estão seguras dos seus propósitos são as pessoas mais atraentes do mundo. Elas sabem como a sua vida deve ser e trabalham duro para cumprir o plano que Deus tem para elas.
    Se você não gosta da sua aparência, peça a Deus que mostre o que Ele tem em mente para você, Peça que Ele faça de você uma pessoa que olha para o espelho e gosta do que vê. Concentre-se nas coisas sensacionais que Ele criou dentro de você. Peça a Ele que substitua a insegurança que você tem pelo propósito dele.